veja aqui mitos e verdades da beleza caseira

31-08-2010 23:22

Quando o assunto é beleza e estética, muitas vezes limites não existem para essa eterna busca pela juventude e boa aparência. Que dirá quando o assunto é uma receita caseira, sempre à mão. Certamente você já tentou experimentar fazer em casa aquele truque que a cunhada da amiga da vizinha da sua tia indicou para queda de cabelo, ressecamento na pele ou enfraquecimento das unhas. 

Mas se essas dicas realmente fazem o efeito esperado, aí já é outra história. Há quem insista que cortar o cabelo na lua crescente realmente ajuda a aumentar a rapidez do crescimento dos fios, ou que a lua cheia faz o cabelo crescer forte. Para a ciência, porém, esse conceito cai por terra.

E quem pensa que os mitos são só da época da vovó, estão muito enganados. Com a internet em nossa vida de modo intenso, a troca de receitas continuam e novos mitos e dúvidas surgem. Para não entrar em furada e saber se o efeito de algumas receitas populares são verídicas ou puramente psicológicas, procuramos a médica dermatologista Edna Hideko Okasaki e outros profissionais que entendem de beleza para desmistificar esses conceitos.

Colocar anticoncepcional no xampu faz o cabelo crescer mais rápido? E quanto as ampolas de vitaminas?
Mito. O xampu só tem a finalidade de limpar o couro cabeludo, enquanto o anticoncepcional só serve mesmo para evitar a gravidez. Até o momento a medicina não provou que o cabelo possa absorver uma substância como a encontrada no anticoncepcional. Inclusive as vitaminas também não têm muito poder, já que o cabelo é formado por inúmeras substâncias e as ampolas, no máximo, podem ajudar em alguns poucos pontos, comenta a profissional especializada em estrutura de cabelo, Isabel Mosna.

Esmalte escuro deixa as unhas mais fortes?
Mito e verdade. O esmalte escuro, assim como qualquer outra cor de esmalte, ajuda a deixar as unhas menos ressecadas e mais protegidas do contato com produtos químicos, que acabam ressecando e tornando as unhas mais frágeis. "Uma unha fraca pode ser sinal de que a saúde não anda muito bem e que o organismo necessita de algumas vitaminas", afirma o profissional em manicure Eliseu Ribeiro. 

Desodorante tipo roll-on causa câncer?
Mito. A Dra. Edna desconhece essa relação do produto com a doença e não há qualquer estudo científico que comprove esse mito. Existe, sim, pessoas que apresentam alguma alergia a certos componentes.

Rodelas de pepino clareiam as olheiras?
Mito. Por incrível que pareça, a resposta é não. "Rodelas de pepino não clareiam as olheiras, na verdade elas podem ter o efeito de diminuir a temperatura, fazendo ocorrer a vasoconstrição, o que temporariamente clareia a área", explica a dermatologista. Mas se você se olhar no espelho antes de uma festa e reparar que está com enormes olheiras, pode usar e abusar das rodelas de pepino para amenizar o tom escuro abaixo dos olhos.

Lavar o cabelo com chá de camomila clareia os cabelos?
Verdade. O chá de camomila pode levemente clarear os cabelos, principalmente em contato com o sol, e o melhor: não há contra-indicações. "Esse chá também tem a função anti-inflamatório natural para eczemas e irritações de pele e é usado em cremes para peles sensíveis", explica Dra. Edna. Mas, é claro, que as de cabelos castanhos ou negros não vão encontrar muita diferença.

Esfoliar o rosto com aveia e limão elimina manchas?
Mito. A aveia, sem o limão, pode ser usada como esfoliante natural, mas não clareia a pele. Pelo contrário, o limão nunca deve ser usado no rosto, pois pode causar queimaduras na pele quando exposto ao sol. 

Lavar o cabelo com água fria dá mais brilho aos fios? 
Verdade. A água fria danifica menos o couro cabeludo e resseca menos as pontas dos fios, consequentemente os cabelos se tornam mais saudáveis e com brilho. "A água fria fecha as cutículas do cabelo, dando melhor aparência", conta Isabel, profissional da área.

Minâncora realmente seca as espinhas?
Mito. "Esse produto não é adequado para o tratamento de espinhas por ser muito oleoso. A oleosidade excessiva é a causa da acne", diz Dra. Edna. Existem produtos específicos também para esse caso, o ideal é procurar seu dermatologista para realizar o melhor procedimento.

Lavar o cabelo com limão ajuda a eliminar a oleosidade?
Mito. Mais uma vez o limão não é recomendado, nem tanto pelo cabelo, mas pela pele, que em contato com o óleo da casca pode sofrer queimaduras.